Borboletazul IpoemaEcoturismoEcoturismo

A seguir apresentaremos atrativos de entrada gratuita, com excessão do Parque Mata do Limoeiro que tem uma taxa simbólica por veículos. No fim da página tem um mapa com distâncias aproximadas entre as Suítes Borboletazul e as opções mostradas.


Museu do Tropeiro. Ipoema é a capital mineira do tropeirismo, e aqui você fará uma viagem no tempo e conhecerá um pouco da história dos desbravadores das Minas Gerais.


Morro Redondo: este monumento natural com seus 1.200 metros de altitude, possui uma singela capela construída com mão-de-obra das comunidades do entorno. É um mirante espetacular, de onde se avista 360º do mar de montanhas de Minas.


Montes Claros é uma comunidade que fica a 4 km do Morro Redondo, por onde passa o rio Santana, loca ideal para quem tem crianças e quer acessar  facilmente suas águas cristalinas, parando o carro praticamente no leito do rio.


Complexo do Santana, trata-se uma sequência de inúmeras cascatas, acessadas a partir de Montes Claros de Ipoema se extendendo até o Maná.


Parque Estadual Mata do Limoeiro, situado a aproximadamente 4,5 km das Suítes Borboletazul, é um local único. Possui mais de 5 km de trilhas SOMBREADAS e bem sinalizadas, além de cascatas, cachoeiras, mirantes e trilha para bikes. Confira as imagens abaixo:

Borboletazul Ipoema
Borboletazul Ipoema
Borboletazul Ipoema
Borboletazul Ipoema
Borboletazul Ipoema
Borboletazul Ipoema
Borboletazul Ipoema
Borboletazul Ipoema

Cachoeira da Boa Vista, distante de Ipoema 12 km esta cachoeira é de facílimo acesso. A estrada que liga Ipoema a Serra dos Alves passa por ela, e, devido a isso, fica bem cheia aos fins de semana ensolarados. Mas para quem não se importa com isso, é um lugar belíssimo, com águas calmas de um lado da estrada e quedas e poços do outro.


Serra dos Alves, vilarejo repleto de nascentes e cachoeiras, é por sí só um belo local para visitação. É o ponto de apoio para quem quer percorrer as trilhas do entorno. Possui também um belo mirante.


Cachoeira da Coca Cola. Fica dentro do Parque Municipal de Ipoema, logo na entrada do vilarejo. É de fácil acesso, em trilhas bem conservadas pelo parque.


Cânion e Cachoeira dos Marques. Podem ser acessados pela comunidade do Maná, pelo Parque Municipal dos Alves ou por uma bela trilha fora do parque, acompanhando o Rio do Tanque. Antes do cânion e da cachoeira, você desfrutará de um longo percurso de águas cristalinas rasas e tranquilas.


Cachoeira dos Cristais: acessada depois de uma caminhada de aproximadamente 1 hora, saindo do vilarejo dos Alves.


Complexo da Elvira, formado por uma sequencia de 3 belíssimas cachoeiras, cada uma com sua singularidade. É necessário a presença de um guia, devido à dificuldade de acesso e falta de sinalização para se chegar ao local. A partir dos Alves, leva-se pouco mais de 1 hora de caminhada para se chegar a primeira cachoeira.


Cachoeira da Lucy e Cânion boca da Serra, esse complexo fica a 1,5 hora de caminhada a partir dos Alves, logo acima da Cachoeira dos Cristais.


31
99851-3698
99882-3698
R. Domingos Araujo, 40 - Ipoema